segunda-feira, 13 de abril de 2015

Adolescência: que fase é essa?

Quando você escuta a palavra adolescência o que vêm a sua cabeça? Qual significado que você da a essa “etapa” da vida? Nosso objetivo nesse artigo é discutir a respeito dessa “fase” que é muito debatida em nossa sociedade.

Certamente ao responder as questões levantadas anteriormente apareceram pensamentos como: “é uma fase da vida que a pessoa passa da infância para a vida adulta”, “é um momento difícil, pois os adolescentes enfrentam muitos conflitos”, “é uma fase de rebeldia, pois eles estão em busca da sua identidade”, “é a fase que os filhos dão mais trabalho para os pais”, “é a saída da infância para querer começar a namorar”, entre outros. 


As frases citadas anteriormente são ditas com frequência em nosso meio pela sociedade em geral. Ao analisa-las com cuidado percebe-se que a adolescência tem sido vista de forma negativa pelas pessoas, caracterizada como uma fase difícil na vida do adolescente e de quem está em sua volta.

Desse modo, cabem questionamentos e reflexões acerca desse momento da vida que todos passam: porque a adolescência tem sido vista de forma ruim pela sociedade? Para responder a essa pergunta primeiramente é importante compreender que essas respostas são frutos de uma construção social, onde a própria sociedade estabeleceu conceitos acerca da adolescência e hoje tratam essa fase da vida como se fosse natural e intrínseca ao ser humano. É como se todas as pessoas tivessem destinadas a passar por esse momento “difícil” da vida.


Por isso, é importante destacar que as pessoas não estão definidas a passar por essa fase instintivamente. Esse modelo de adolescência foi construído pela sociedade e pode mudar daqui alguns anos. Exemplo dessa mudança, é que historicamente antes da revolução industrial, as pessoas não passavam por essa “fase”, pois os seres humanos saíam da infância e já ingressavam no mercado de trabalho, constituíam famílias e levavam uma “vida adulta”.

Depois da revolução industrial, a sociedade começou a exigir mais qualificação profissional e consequentemente mais tempo de preparação para ingressar no mercado de trabalho. Foi nesse período de espera entre a saída da infância e a preparação para o trabalho que surgiu a fase da adolescência. Provavelmente, foi neste momento que começou a surgir conflitos, pois os jovens se consideravam preparados para ter uma vida mais independente, porém precisava esperar o momento certo para conquista-la.

Atualmente, essa espera tem ficado cada vez maior, e a fase “adolescência” cada vez mais difícil. Porém, é importante que os pais compreendam que seus filhos não estão destinados a serem rebeldes nesse momento da vida. Mas sim, que estão passando por um momento de transição entre a infância e a preparação para uma vida adulta, em que pode acontecer de forma tranquila se for bem conduzida. 
Marina Magalhães David
Psicóloga do Programa Desenvolver

Manuella Garcia Resende de Deus
Psicóloga do Programa Desenvolver

Nenhum comentário:

Postar um comentário