segunda-feira, 30 de março de 2015

Adultização infantil: O que significa?

No nosso dia-dia comumente encontramos crianças nas quais dizemos: “nossa, ela é muito madura para a idade dela” ou “essa criança se comporta como gente grande”. Nesse texto iremos discutir o conceito de adultização infantil, bem como as conseqüências que esse comportamento pode ocasionar na vida da criança, amigos e familiares.

Segundo o dicionário Priberam, a palavra Adultização significa: “ato ou efeito de adultizar, dar ou tomar caráter adulto”. Ou seja, crianças que se comportam como se fossem pessoas adultas, são vistas como adultizadas.

E como se comporta uma criança adultizada?

Os comportamentos adultizados das crianças geralmente se reconhecem através das vestimentas, em que as mesmas usam roupas e acessórios como os adultos utilizam. Além disso, é comum ocorrer uma erotização precoce dessas crianças, em que vivenciam a sexualidade desde muito cedo. Também se observa a forma como elas estão se comunicando, pois costumam imitar gírias e palavreados que os mais velhos falam. Na maioria das vezes, essas crianças perdem o interesse em atividades ou assuntos infantis e se empenham para se comportarem cada vez mais como os adultos.


Esse fenômeno pode se tornar bastante prejudicial para nossas crianças, pois elas estão perdendo o verdadeiro sabor da infância, onde as principais preocupações são de ir para escola, fazer as atividades escolares, relacionar-se com os amigos e fantasiar nas brincadeiras. Além disso, se torna perigoso, pois apesar dessas crianças se comportarem como adultos, elas ainda não tem maturidade suficiente para tal. Ou seja, pessoas podem se aproveitar delas de diversas formas, tais como, pedir para fazer “fofocas” para se dar bem, solicitar que elas façam algo errado para tirar proveito da situação ou até mesmo abusar sexualmente.



Portanto, é de suma importância que os pais e responsáveis tomem alguns cuidados para evitar esses comportamentos adultizados das crianças, pois, estas vivenciam muitos estímulos na nossa atual sociedade. Dentre os principais cuidados estão:

- Evitar envolver a criança em assuntos adultos. Por exemplo: “Pedir para que ela fale algo para alguém que você não tem coragem.” Esses comportamentos são comuns nos adultos, pois tiram proveito da espontaneidade que a criança possui, para pedir que ela fale algo para alguém e não fique um clima constrangedor entre os adultos.

- Manter atenção no que conversa com os adultos perto das crianças, pois muitos vêem a criança no ambiente e tratam como se ela não entendesse o que está sendo conversado. Muito pelo contrário, na maioria das vezes a criança está bem atenta no assunto. (Atenção: isso não significa que a criança deve ser enganada, mas sim que deve ter a forma certa de conversar certos assuntos com ela).

- As crianças que ficam em casa sem nada para fazer e têm a opção de ficar na internet, podem estar sendo auxiliadas de forma positiva ou negativa. Nas redes sociais, todos nós sabemos que existem pessoas mal intencionadas e que podem trazer diversos males para crianças que estão ali por qualquer motivo. Então, é importante estar sempre atento ao que a criança está fazendo e em qual site está entrando.

- Saber com quem a criança está se envolvendo, pois a adultização ocorre por influência de outras pessoas, tanto por crianças ou adultos.



Manuella Garcia Resende de Deus
Psicóloga do Programa Desenvolver



Marina Magalhães David
 Psicóloga do Programa Desenvolver




Nenhum comentário:

Postar um comentário