sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Como conversar de sexualidade com seus (as) filhos (as)



Por muito tempo, falar de sexualidade com os(as) filhos(as) era considerado um tabu ou uma proibição. Porém, nos dias atuais, a discussão desta temática é imprescindível para o próprio desenvolvimento. Neste texto, irei abordar algumas questões que poderão facilitar esse processo de educação sexual no contexto familiar.

- Compreender em que tempo estamos falando:
A sexualidade é uma construção social e cultural que muda de acordo com o tempo e contexto. Se vocês lembrarem como eram os relacionamentos de seus avós, vocês irão compreender facilmente esse tópico. Algumas crenças e tabus de décadas atrás foram e estão sendo quebradas atualmente, o que pode ser um dos motivos para os pais terem dificuldade em educar sexualmente seus(as) filhos(as), pois o tempo é outro.
Para que a educação sexual seja um sucesso, é fundamental que haja a compreensão das mudanças culturais e sociais sobre a sexualidade, em determinados espaços e tempos, bem como compreender como essas transformações influenciam a criação de seus filhos hoje. Além, é claro, da própria influência nos pais e familiares.

- Influências Sociais:
É inevitável o nosso contato com a sexualidade, imagina os(as) seus(as) filhos(as)? Diariamente estamos sendo bombardeados com o assunto, sejam na TV, na escola, nos livros, músicas, jogos, filmes, desenhos, em casa, com os amigos, parentes, babás, entre outros. São inúmeras fontes que, se atentarmos bem, veremos diversos meios e expressões de sexualidade.
Porém, mesmo que estejamos sempre em contato com o assunto, quando se trata da educação sexual de crianças e adolescentes, é importante que os pais estejam atentos às quais informações eles(as) estão tendo acesso. Visto que podem estar recebendo certas informações/explicações que são errôneas e/ou prejudiciais para o desenvolvimento da sexualidade infantil, infanto-juvenil, adolescente e futuro adulto.

- O exercício de voltar-se a si mesmo:
Um exercício necessário para compreender a sexualidade, a fim de tirar as dúvidas de seus(as) filhos(as), é voltar a atenção a si mesmo(a) e às dúvidas que cada um tem sobre a temática. Pois, muitas vezes quando as crianças questionam, nem mesmo os pais sabem ou estão preparados(as) para responder. Ai surgem aqueles famosos jargões que servem de escape: “do que você está falando menino(a)?”, “onde você está aprendendo essas bobagens?”, “vou te por de castigo!”.
Quando os pais agem dessa forma, podem distanciar essas crianças/adolescentes, que em contrapartida, vão atrás de outros meios para obterem as informações que procuram e geralmente não são as mais indicadas para esclarecê-las. Assim, é primordial que os pais estejam em dias com as dúvidas acerca da sexualidade e busquem meios para esclarecê-las, para que, ao serem questionados(as) acerca de determinados assuntos relacionados, saibam e estejam preparados(as) para responder de forma adequada e acessível aos(as) filhos(as).

- As respostas:
Quando vocês forem pegos(as) de surpresa com aquelas perguntas que não estão esperando, a melhor forma de respondê-las, primeiramente, é sendo verdadeiros(as) sobre o que irão dizer. As vezes usar de fantasias para explicar a sexualidade, pode não ser uma boa opção, pois depende da subjetividade de cada pessoa e a forma como irão formar tais conceitos.
Essas respostas devem ser acessíveis e compreensíveis às crianças, seja de forma objetiva ou mais elaboradas. Cabe ressaltar que o foco deve ser em tentar responder àquilo que a criança esteja perguntando e sempre estarem atentos(as) para evitarem posturas preconceituosas e discriminativas, no que diz respeito às sexualidades.

- Vantagens em abordar a sexualidade com os filhos:
Uma das principais vantagens da educação sexual consiste no autoconhecimento, sejam dos(as) filhos(as) ou dos pais. Mediante essa educação, todos(as) poderão ter outros contatos, e até mesmo novos encontros com seu próprio corpo e sua própria sexualidade. A construção desse conceito é importante para que todos(as) estejam atentos(as) a compreender como se dão as relações entre pessoas e consigo mesmo(a), entre outros aspectos que cercam o desenvolvimento humano.
É importante lembrar que a sexualidade não é um conceito único (fixo), ele muda de acordo com a cultura, história e contexto em que nós nos localizamos. Aprender e ensinar sobre sexualidade é um processo que nos acompanha durante toda a vida e que devemos estar sempre atentos.


Imagem: Extraída do Google Imagens

Marcelo Marques Assis é psicólogo pela PUC GOIÁS. Atualmente está cursando pós-graduação em Gestalt-Terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-Terapia de Goiânia (ITGT), possui Curso de Capacitação em Gênero pelo IDH/Método – LTBA juntamente com a Secretaria Cidadã; Curso de Formação Feminista. Atua como psicólogo clínico e tem interesse em pesquisas e estudos nas temáticas de Gênero, Sexualidade e Feminismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário