segunda-feira, 20 de julho de 2015

Seu filho está com dificuldades na escola? Saiba como identificar as causas

Atualmente, existem muitas discussões a respeito das causas que levam crianças a apresentarem dificuldades escolares, principalmente quando o assunto está relacionado a conseguir ficar quieto ou prestar atenção no que a professora diz e, consequentemente aprender o que está sendo ensinado. Por isso, há um crescente número de diagnósticos em crianças e adolescentes que acompanham o uso de medicação, e tem levado diversos profissionais e pais a se questionarem os motivos que levam essas crianças a apresentarem comportamentos inadequados.


Muito se sabe sobre diagnósticos e sintomas negativos, porém pouco se conhece como determinado transtorno pode se manifestar em cada indivíduo, levando em consideração o que cada criança tem de positivo. Identificar as causas é primordial para que se possa entender o que está comprometido, bem como o que está preservado, para que o tratamento seja eficaz de acordo com a real necessidade.


A identificação das causas pode ser realizada por profissionais especializados em investigar minuciosamente o que há por trás de certos comportamentos, através da Avaliação Neuropsicológica. Esta se propõe a levantar dados sobre o desenvolvimento das funções cerebrais através de entrevistas, observações e testes que identifiquem quais dessas funções estão prejudicadas e quais estão funcionando normalmente.

Essas funções, também ditas do conhecimento são responsáveis por nosso aprendizado e pela adaptação social. Sem o bom funcionamento delas toda nossa vida pode ser prejudicada, pois elas englobam funções como: atenção, memória, percepção, planejamento, linguagem e o funcionamento executivo. É através delas que podemos ser capazes de memorizar um número de telefone; prestar atenção nas tarefas; fazer planejamentos direcionados a metas; conseguir esperar a sua vez para falar ou fazer algo; regulação emocional, dentre outros.

 Nas crianças todas essas funções estão em desenvolvimento e quando há suspeita de que não está acontecendo de forma esperada para a idade, se torna necessário que intervenções sejam realizadas por profissionais, a fim de investigar quais as causas e o que especificamente está motivando a criança a ter mal desempenho escolar ou dificuldade nas interações sociais. Com os resultados da avaliação é possível que outros profissionais como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos possam ter um entendimento mais detalhado sobre o funcionamento da criança, para assim elaborar formas de tratamento cujo objetivo seja aumentar a qualidade de vida dos pacientes. 

Rayana Lima Leal
Neuropsicóloga do Programa Desenvolver

Um comentário:

  1. Relevante e apropriado a abordagem desse tema pois, se queremos o desenvolvimento escolar de nossas crianças é necessário o acompanhamento de realizações das tarefas e, assim observar se há comportamentos inadequado, tais como:irritação indiferenca e, assim prejudicar a educação infantil e sua vida social bem como sua formação intelectual . Buscar então a ajuda de profissionais específicos para assim tratar a causa de tais transtornos.

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