segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Independência da criança: quando construir?

Os pais quando ganham um bebezinho se deparam com tamanha responsabilidade, pois vem ao mundo um neném que é totalmente dependente de seus cuidados. À medida que esses pequenos crescem, surgem dúvidas a respeito do que deixar a criança fazer sozinha e o que fazer para ela, tais como: quando deixar tomar banho sozinha? Quando ela deve pentear o cabelo? Quando pode escolher a roupa que deve usar para sair?       

Acostumados com essa dependência dos filhos, os pais às vezes têm dificuldade em deixar a criança “começar a andar com as próprias pernas”, por achar que elas “ainda são novas para fazer isso ou aquilo”. Com esse pensamento acabam retardando o desenvolvimento do filho e trazendo prejuízos para o futuro, pois provavelmente irá se tornar um adolescente dependente dos pais e um adulto dependente das pessoas. A criança muitas vezes é tratada como se não fosse capaz de fazer nada sozinha, por exemplo: ela quer arrumar um lanche e algumas mães têm o costume de dizer: “me dá isso aqui que você é muito estabanado para fazer”. Com o tempo, toda vez que essa criança quiser comer um lanche ela vai pedir a mãe para arrumar porque realmente se acha estabanado.





Independência é um tema bastante discutido com pais e responsáveis que nos procuram no consultório. Às vezes chegam pais dizendo: “meu filho já tem idade o suficiente para fazer as coisas sem mim, mas não faz”. Assim, é importante ser dito que os adultos trabalham como mediadores das crianças. Isso significa que eles são responsáveis por ensiná-las as tarefas do dia-dia, para que futuramente as mesmas possam se tornar seres humanos capazes de fazer o que todos os outros adultos fazem. A criança desde muito pequena deve ser estimulada para fazer todas as atividades diárias, pois ela amadurece gradativamente e na medida em que cresce já deve conseguir fazer certas atividades sozinhas. É importante ressaltar que a independência que fazemos referência neste texto é em relação às coisas que são cabíveis a criança fazer devido a sua faixa etária.


Quando a criança não é estimulada e não tem a oportunidade de tentar fazer uma atividade mesmo que não consiga, ela vai demorar mais tempo para conseguir realizar tarefas. É como aprender a dirigir, começa aos poucos e vai melhorando de acordo com a prática.  Por isso, é de suma importância que os pais tenham paciência para ensinar.

A independência deve ser dada desde muito pequeno, mas na medida certa. Pois, da mesma forma que existem pais que deixam a criança muito dependente, tem pais que acabam se tornando ausentes por quererem dar independência demais para a criança, causando prejuízos de ordem social e emocional para o sujeito. Através de certas falas e atitudes as crianças são capazes de tomar consciência que elas dão conta, que podem e que são capacitadas para desenvolver várias atividades sem auxilio de pessoas adultas.



Marina Magalhães David
Atualmente é Psicóloga do Programa Desenvolver




Nenhum comentário:

Postar um comentário