Atualmente,
existem muitas discussões a respeito das causas que levam crianças a apresentarem
dificuldades escolares, principalmente quando o assunto está relacionado a
conseguir ficar quieto ou prestar atenção no que a professora diz e,
consequentemente aprender o que está sendo ensinado. Por isso, há um crescente
número de diagnósticos em crianças e adolescentes que acompanham o uso de
medicação, e tem levado diversos profissionais e pais a se questionarem os
motivos que levam essas crianças a apresentarem comportamentos inadequados.
Muito se sabe
sobre diagnósticos e sintomas negativos, porém pouco se conhece como determinado
transtorno pode se manifestar em cada indivíduo, levando em consideração o que
cada criança tem de positivo. Identificar as causas é primordial para que se
possa entender o que está comprometido, bem como o que está preservado, para
que o tratamento seja eficaz de acordo com a real necessidade.
A identificação
das causas pode ser realizada por profissionais especializados em investigar
minuciosamente o que há por trás de certos comportamentos, através da Avaliação
Neuropsicológica. Esta se propõe a levantar dados sobre o desenvolvimento das funções
cerebrais através de entrevistas, observações e testes que identifiquem quais
dessas funções estão prejudicadas e quais estão funcionando normalmente.
Essas funções,
também ditas do conhecimento são responsáveis por nosso aprendizado e pela
adaptação social. Sem o bom funcionamento delas toda nossa vida pode ser
prejudicada, pois elas englobam funções como: atenção, memória, percepção,
planejamento, linguagem e o funcionamento executivo. É através delas que
podemos ser capazes de memorizar um número de telefone; prestar atenção nas
tarefas; fazer planejamentos direcionados a metas; conseguir esperar a sua vez
para falar ou fazer algo; regulação emocional, dentre outros.
Nas crianças todas essas funções estão em
desenvolvimento e quando há suspeita de que não está acontecendo de forma
esperada para a idade, se torna necessário que intervenções sejam realizadas
por profissionais, a fim de investigar quais as causas e o que especificamente está
motivando a criança a ter mal desempenho escolar ou dificuldade nas interações
sociais. Com os resultados da avaliação é possível que outros profissionais
como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos possam ter um entendimento mais
detalhado sobre o funcionamento da criança, para assim elaborar formas de
tratamento cujo objetivo seja aumentar a qualidade de vida dos pacientes.
Rayana Lima Leal
Neuropsicóloga do Programa Desenvolver
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Relevante e apropriado a abordagem desse tema pois, se queremos o desenvolvimento escolar de nossas crianças é necessário o acompanhamento de realizações das tarefas e, assim observar se há comportamentos inadequado, tais como:irritação indiferenca e, assim prejudicar a educação infantil e sua vida social bem como sua formação intelectual . Buscar então a ajuda de profissionais específicos para assim tratar a causa de tais transtornos.
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