Você sabe o que significa rotular?
De acordo com o dicionário Aurélio,
a palavra rotular significa: "colocar
rótulo ou etiqueta em; Qualificar de modo simplista; Classificar, reputar". No
texto passado falamos sobre o diagnóstico do TDAH e sobre a importância de não
rotular crianças ou adolescentes que possuem alguns dos sintomas do transtorno.
Porém, o conceito de rotulação se encaixa em praticamente todas as situações do
nosso dia a dia.
Comumente, a sociedade em que
vivemos se organizou de forma que, a maneira como a pessoa se porta ou o que
ela faz se torna o que ela é. Por exemplo, na maioria das vezes as crianças e
adolescentes são conhecidas predominantemente por suas características:
inteligente, feio, bonito, gordinho, custoso, comportado, magrinho, baixinho,
entre outras.
O que essa rotulação
pode afetar na vida das crianças e adolescentes?
Esses rótulos colocados em crianças
e adolescentes provavelmente geram inibições de tantos outros comportamentos
que também poderiam ser emitidos. Quando chamamos uma criança de custosa ou até
mesmo de inteligente o tempo todo, nós estamos fazendo com que essas
características, sendo positivas ou negativas se tornem predominantes. Quando
isso acontece, à tendência a esse comportamento ocorrer é muito maior do que outra
característica que também existe, mas não é lembrada por ninguém.
Muitas vezes os pais não compreendem que eles mesmos reforçam os comportamentos que são considerados desajustados aos filhos. Por exemplo, uma criança que é custosa em casa, é muito comum ouvir das mães, “fulano é muito custoso, não me ajuda em nada, me responde o tempo todo”. Na maioria das vezes, os comentários são feitos com a criança por perto, ou seja, elas percebem que tem atenção dos pais ou responsáveis somente quando emitem comportamentos esses comportamentos considerados ruins.
Por
isso é importante que os pais, responsáveis, professores, educadores e todas as
outras pessoas que fazem parte do convívio social da criança, reconheçam todos
os comportamentos que são emitidos para não correr o risco de rotular apenas
algumas características da criança.
As crianças são capazes de obter
aprendizado imitativo, por isso é muito importante que os pais fiquem atentos
para não rotularem pessoas perto dos seus filhos. Pois, cada vez mais tem
aumentado a incidência de bullying entre as crianças na escola, enfatizando o
reflexo de como a sociedade como um todo vem tratando os seres humanos.
Portanto, é de grande relevância que
os pais ou responsáveis tomem a consciência de que as crianças podem tornar
grandes exemplos do que tem visto em casa ou em seu meio de convívio. Por isso,
os mesmos devem mostrar os defeitos e principalmente ressaltar as qualidades
das pessoas, sempre tendo o cuidado em focar no ser humano como um todo e não
apenas nas partes.
Manuella Garcia Resende de Deus
Psicóloga (CRP 09/9498) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com ênfase em Psicologia Escolar. Atuou como estagiária no CEJA-Ensino de Jovens e Adultos e no IFG-Instituto Federal de Goiânia, trabalhando com psicologia escolar e educacional. Atualmente é Psicóloga Clínica do Programa Desenvolver e cursa especialização em Psicodrama Psicoterápico
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